Na minha prática pedagógica
tento fazer o uso da dialogicidade dando oportunidade para os alunos relatarem
suas experiências, compartilharem seus conhecimentos prévios, dúvidas,
críticas, reflexões... Mas, ao meu ver, essa interação não é tão simples como
parece ser quando lemos um texto ou discutimos na Universidade sobre o assunto.
Estamos lidando com vários alunos, cada um com suas singularidades, ideias,
vivências e, muitas vezes, não é muito fácil fazer esse diálogo tão produtivo
como deveria/poderia ser.
Não tenho dúvidas de que, em meio a essas tentativas, tenho
aprendido bastante com meus alunos através da reflexão sobre o que é
compartilhado em sala de aula e a minha própria reflexão. Interação é sempre
uma forma de aprender. Aprende-se de ambas as partes.
Considerando as TICs como ótimas ferramentas que auxiliam na
construção de conhecimentos, defendo o seu uso também como forma de instigar os
alunos a participarem mais, colocando
suas opiniões e conhecimentos ou até mesmo incentivando-os na busca de novos
conhecimentos.
Jakecilene, ficou ótimo o seu trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada, Cavalcanti. Só vi seu comentário agora... Obrigada pela visita...
Excluir