sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Contextualizando a Mudança: da teoria à prática

Reflexões sobre a dialogicidade em sala de aula para o curso sobre as TICs:


Na minha prática pedagógica tento fazer o uso da dialogicidade dando oportunidade para os alunos relatarem suas experiências, compartilharem seus conhecimentos prévios, dúvidas, críticas, reflexões... Mas, ao meu ver, essa interação não é tão simples como parece ser quando lemos um texto ou discutimos na Universidade sobre o assunto. Estamos lidando com vários alunos, cada um com suas singularidades, ideias, vivências e, muitas vezes, não é muito fácil fazer esse diálogo tão produtivo como deveria/poderia ser.

Não tenho dúvidas de que, em meio a essas tentativas, tenho aprendido bastante com meus alunos através da reflexão sobre o que é compartilhado em sala de aula e a minha própria reflexão. Interação é sempre uma forma de aprender. Aprende-se de ambas as partes.

Considerando as TICs como ótimas ferramentas que auxiliam na construção de conhecimentos, defendo o seu uso também como forma de instigar os alunos a participarem  mais, colocando suas opiniões e conhecimentos ou até mesmo incentivando-os na busca de novos conhecimentos.

2 comentários:

  1. Jakecilene, ficou ótimo o seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cavalcanti. Só vi seu comentário agora... Obrigada pela visita...

      Excluir