PROFESSOR
FORMADOR: JOSÉ MARIA
CURSISTA:
JAKECILENE LINDOLFO BARBOSA
PLANO DE AULA
1. Dados de
Identificação:
Instituição: Escola Estadual Professor Antonio Fagundes
Professora: Jakecilene
Lindolfo Barbosa
Disciplina: História
Período: Uma
aula
Turma: 5º
ano B
2. Tema: Compartilhando saberes sobre a escravidão no Brasil
3. Objetivos:
· Levantar os conhecimentos prévios da turma sobre o
tema;
· Compartilhar e aprofundar conhecimentos sobre a
escravidão;
· Comparar o trabalho escravo com o trabalho livre;
· Sistematizar conhecimentos sobre a Escravidão no
Brasil
4. Conteúdo: Escravidão no Brasil
5. Metodologia:
Começar a aula levantando os conhecimentos prévios
dos alunos. Utilizar perguntas como: “Vocês
sabem o que é escravidão?”; “O que vocês entendem por escravidão?”; “Quem era
escravizado?”; “Quais são as diferenças entre os escravos e os trabalhadores
livres?”...
Anotar as respostas dos alunos
no quadro e pedir que as registrem no caderno.
Em seguida, a professora deve
expor informações para aprofundar os conhecimentos acerca do tema.
Depois da partilha de
conhecimentos, os alunos podem realizar a leitura silenciosa do capítulo sobre
Escravidão e, em seguida, responder as atividades sistematizadas sobre a
temática, as quais estão presentes no livro didático.
6. Recursos
Didáticos: Quadro, piloto,
lápis, borracha, caderno e livro didático de História.
7. Avaliação:
A avaliação do tema proposto
ocorrerá através da observação da participação de cada estudante nas atividades
produzidas. Analisando o que já foi alcançado e o que ainda precisa ser
trabalhado.
8. Referências:
BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. MEC/SEF:
Brasília, 1997. v.5 (1ª a 4ª séries/ 1º e 2º ciclos).
CHIAVENATO, Julio J. O negro no Brasil: da senzala à guerra do Paraguai. 4 ed. São
Paulo: Brasilense, 1987.
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